Psicoterapia Sistêmica Circular

Image

A Psicoterapia Sistêmica em sua origem dirigia-se exclusivamente ao atendimento de famílias. Ao longo do tempo, com o desenvolvimento teórico, técnico e clínico, a abordagem sistêmica foi se reestruturando para atender clinicamente também o sistema individual.

A Terapia Circular é uma psicoterapia sistêmica tem como foco favorecer o autoconhecimento e possibilitar a descoberta de saídas para o impasse em que o indivíduo se encontra (processo de autonomia e mudanças de pautas disfuncionais), trazendo a consciência da vibração das nossas emoções (energias), crenças e valores dentro do contexto apresentado através de um incomodo ou conflito que muitas vezes são nomeados como problemas com o outro, com uma situação ou consigo mesmo, todas as emoções e sentimentos são alimentadas através nossa experiências ao longo dos anos, porem muitas delas acabam sendo renegadas, devido as crenças estabelecidas de forma traumática ou mesmo por valores adquiridos através da criação, um dos exemplos mais comuns é o Medo, considerado um dos vilões mais temidos pela distorção da associação da paralisia e impotência que ela gera na polaridade negativa, porém esta mesma possui como todas as demais o polo positivo, que te move, te prepara e auxiliar a ser mais cauteloso e também te move a ir atrás de forma mais assertiva, partindo deste princípio trazemos nesta terapia a proposta de conhecermos as nossas emoções e vermos em qual polaridade se encontram para assim trazer a consciência do equilíbrio integrando nossas partes de forma consciente no restabelecimento da nossa essência rumo ao nosso propósito de vida.

A reconstrução dos padrões relacionais repetitivos e desconfortáveis, através de uma análise sistêmica, possibilitam uma visão mais ampla do processo em questão podendo trazer à consciência fatores que permitam a elaboração de conflitos, entendimento e ressignificação de atitudes. São fundamentais o desejo de mudança e a disponibilidade do indivíduo.

Como funciona a Psicoterapia Sistêmica Circular?

O trabalho é realizado em grupo, onde a pessoa que será circulada (cliente), deve trazer uma questão pontual de suas relações que a incomoda, ou parece um problema no momento atual.

Ao colocar a situação para o grupo, a mesma escolhe alguém para 6 epresenta-la, como nos Psicodramas, e passa a assistir o desenrolar de suas relações nos âmbitos consciente e inconsciente, podendo observar como estas relações ocorrem e influenciam nos resultados do seu dia-a-dia, favorecendo mudanças para ajustes físicos, emocionais e mentais. As pessoas presentes fazem os papéis de cada energia que faz parte destas relações e também se beneficiam tratando partes dos seus processos por reverberação.

A Terapia Circular tem uma duração de 2:00h